O conhecimento matemático tem sido muito importante para a formação do cidadão. No entanto, no ambiente escolar tem se observado a rejeição por parte dos alunos em relação a essa disciplina.
Nesse sentido, os profissionais que trabalham na EJA precisam ter vontade de mudanças na prática de ensino e critatividade, utilizando-se de recursos diversificados para desenvolver as suas aulas, tais como: jogos, gincanas, materiais concretos e outros.
No início do 1º semestre, muitos alunos da Fase Intermediária e Final começaram faltar às aulas de Matemática e se queixar da disciplina, pois achavam que estava muito difícil de aprender, cansativo e diziam que não conseguiam compreender os conteúdos em virtude de diversos fatores, entre eles, a falta de pré-requisitos e do elo da Matemática com a realidade. Diante disso, propomos o Projeto Vivenciando a Matemática que teve como objetivo fazer a ligação da Matemática com a realidade e diversificar as aulas, valorizando as contribuições e a vivência desses educandos, mostrando-lhes a utilidade dessa disiciplina no dia a dia.
Alguns avanços já podem ser observados, os alunos passaram a se comunicar melhor e cooperar independente da faixa etária e a diminuição significativa das faltas nas aulas de Matemática.
Pcte: Katiuce Fernandes Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário