quarta-feira, 6 de julho de 2011
Momento da Leitura - Biblioteca em Ação
A Biblioteca tem propiciado uma ferramenta de auxílio aos professores e equipe técnica. A leitura dos livros provoca curiosidade, interesse pela história, novas descobertas e o mais importante , a aprendizagem do aluno.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
A revista Matemática mostrará algumas experiências vividas pelos alunos no que se trata das aplicações dos conteúdos matemáticos, que podem ser usadas no dia a dia. A primeira experiência mostra alunos medindo a sala de aula, usando fita metrica, régua, e no final calculando a área e o perímetro da sala. A 2º experiência mostra os alunos trabalhando com frações e a 3ª experiência mostra alunos produzindo problemas matemáticos.
sábado, 2 de julho de 2011
PROJETO: VIVENCIANDO A MATEMÁTICA - EJA
O conhecimento matemático tem sido muito importante para a formação do cidadão. No entanto, no ambiente escolar tem se observado a rejeição por parte dos alunos em relação a essa disciplina.
Nesse sentido, os profissionais que trabalham na EJA precisam ter vontade de mudanças na prática de ensino e critatividade, utilizando-se de recursos diversificados para desenvolver as suas aulas, tais como: jogos, gincanas, materiais concretos e outros.
No início do 1º semestre, muitos alunos da Fase Intermediária e Final começaram faltar às aulas de Matemática e se queixar da disciplina, pois achavam que estava muito difícil de aprender, cansativo e diziam que não conseguiam compreender os conteúdos em virtude de diversos fatores, entre eles, a falta de pré-requisitos e do elo da Matemática com a realidade. Diante disso, propomos o Projeto Vivenciando a Matemática que teve como objetivo fazer a ligação da Matemática com a realidade e diversificar as aulas, valorizando as contribuições e a vivência desses educandos, mostrando-lhes a utilidade dessa disiciplina no dia a dia.
Alguns avanços já podem ser observados, os alunos passaram a se comunicar melhor e cooperar independente da faixa etária e a diminuição significativa das faltas nas aulas de Matemática.
Pcte: Katiuce Fernandes Rocha
ATIVIDADES 1º SEMESTRE DA EJA - NOTURNO
Vídeo 1: O vídeo a seguir expõe as principais atividades de alfabetização realizadas no período noturno da E.M.Profª.Gonçalina Faustina de Oliveira, entre elas o Projeto "Novas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos".
A Educação de Jovens e Adultos(EJA) teve um avanço significativo nos últimos anos e, por isso, as atenções devem ser dobradas. As ações desenvolvidas devem ser voltadas para integrar o aluno que apresenta diferença na idade/série de forma que possa possibilitar o acesso a uma escola diferenciada.
Nessa modalidade de ensino há pessoas de diversas classes sociais que não tiveram a oportunidade de estudar enquanto crianças e, hoje veem na Educação o único meio de desenvolvimento social, profissional e financeiro.
Nesse projeto, pretende-se ressaltar o computador como um recurso indispensável nos dias atuais, para elaboração de textos, construção de planilhas, apresentações e como fonte de pesquisa. Enfim, incluir os alunos da EJA na era digital, reconhecendo a importância das novas tecnologias, em especial o computador, para o mercado de trabalho e para aprendizagem desses alunos.
O projeto teve como objetivo realizar um trabalho inicial de informática instrumental (teclado, mouse) no desenvolvimento de habilidades para o uso do computador. E ainda, trabalhar a coordenação motora, recursos básicos do editor de textos, construção de planilhas e eslaides, visto que muitos nunca tiveram a oportunidade ou contato com a máquina.
Pcte: Katiuce Fernandes Rocha
sexta-feira, 1 de julho de 2011
Dia da Família na Escola
No mês de abril foi realizado o Dia da Família na escola, em que a comunidade pode participar de diversas atividades, é a escola promovemndo a união entre professores, pais e alunos. A sala de informática foi aberta para alunos e pais que se interessassem em utilizar os computadores.
A FAMÍLIA NA ESCOLA
Vivemos um momento social difícil, conturbado, e isso reflete, direta ou indiretamente, na sala de aula, na vida escolar. O perfil da família está mudando, lares desfeitos, só com o pai ou, mais freqüentemente, só com a mãe, gerando conflitos, repercutindo no comportamento dos filhos. Conhecer a realidade familiar é fator relevante na superação das dificuldades apresentadas pelos alunos. A aproximação com os problemas do bairro, com os problemas da família, não isola a escola, não faz dela uma entidade abstrata, alienadora, mas, sim, real, capaz de construir, de interferir, de oferecer um ambiente de paz, de altruísmo, de combate à violência.
A escola só alcança sua verdadeira identidade, uma aprendizagem efetiva, quando se insere em seu meio social, quando abre espaço para uma crescente integração escola-comunidade, escola-família.
Projeto Cidadania
Este projeto foi realizado na EM Gonçalina Faustina de Oliveira, com o objetivo de chamar a atenção dos alunos para a sua cidadania e como devem exercê-la.
Os subtemas abordados foram variados, entre eles estão: a violência nas escolas, a conservação do patrimônio público e impostos. Após assistirem a esses vídeos os alunos discutiram sobre os assuntos e elaboraram slides com o tema cidadania na escola, confeccionaram cartazes que foram expostos no m uram da escola. Este projeto ainda está em andamento.
ESCOLA E CIDADANIA
Pensar a Escola enquanto espaço de Cidadania é repensar as nossas ações e práticas, é percebê-la como:
Direito de todos e dever do estado e da família;
Deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Os subtemas abordados foram variados, entre eles estão: a violência nas escolas, a conservação do patrimônio público e impostos. Após assistirem a esses vídeos os alunos discutiram sobre os assuntos e elaboraram slides com o tema cidadania na escola, confeccionaram cartazes que foram expostos no m uram da escola. Este projeto ainda está em andamento.
ESCOLA E CIDADANIA
Pensar a Escola enquanto espaço de Cidadania é repensar as nossas ações e práticas, é percebê-la como:
Direito de todos e dever do estado e da família;
Deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A CIDADANIA é:
Conquista da qualidade de vida, preservando a dignidade humana, a natureza e o meio ambiente;
Formar cidadãos , formar indivíduos capazes de partilhar a sociedade, suprindo suas necessidades vitais, culturais, sociais e políticas, assim, construindo uma nova ordem social.
Conquista da qualidade de vida, preservando a dignidade humana, a natureza e o meio ambiente;
Formar cidadãos , formar indivíduos capazes de partilhar a sociedade, suprindo suas necessidades vitais, culturais, sociais e políticas, assim, construindo uma nova ordem social.
Este vídeo reproduz as atividades realizadas na Escola no Projeto Cidadania.
O trabalho abaixo foi elaborado por aunos do 7º ano, após assistirem aos vídeos sobre cidadania.
Assinar:
Postagens (Atom)